O Departamento de marketing de uma editora está com o problema de calcular o ponto de equilíbrio (despesa = receita) para qualquer livro que ele se propõe a publicar. Este ponto define o número de cópias do livro que devem ser vendidos para que os custos de produção sejam cobertos. Os custos de produção consistem em um custo fixo para a formatação, composição, edição e assim por diante, mais um custo de cópia para impressão, encadernação e outras despesas. Para cada candidato por publicação, é feita uma análise para determinar o número provável de vendas, os custos de produção, baseados principalmente no tamanho do livro (número de páginas), e número de cópias produzidas de acordo com a fórmula:
custo de produção = custo fixo de produção + pprodução * (páginas * 0.0305)
Uma análise destas projecções é utilizada para determinar o preço a que cada livro deve ser vendido para cobrir os gastos. Um cartão é preparado para cada título e com as seguintes informações:
título do livro (cadeia), previsão de vendas, custo fixo de produção, número de páginas
Por exemplo, o cartão
'THE COMPUTER-PHILES', 5000, 7500, 365
indica que o livro com o título "The Computer-Philes", com previsão de vendas de 5000 cópias, tem um custo fixo de produção de $ 7500 e 365 páginas. Para este livro em particular, o custo de produção de 5000 livros seria7500 + 5000 (365 x 0.0305) = $ 63162.50Para cobrir os custos de produção, este livro deve ser vendido a($ 63162.50)/5000 = $ 12.63Preparar um algoritmo para ler um conjunto de cartões com dados dos livros previstos a serem produzidos, emitindo um relatório, uma linha por livro, contendo o título da obra, as vendas previstas e o preço de venda do livro para cobrir os custos de produção. Assumir que o último cartão de dados tem um livro com título 'END OF DATA'.
sem resoluções.Última alteração em Março de 2011. (URL original: http://citara.dsi.uminho.pt/pimenta/iiee/bedepro)